FAZER POSSÍVEL O IMPOSSIVEL

"ASSIM O ENTENDE SANTA TERESINHA: EM LUGAR DE DESANIMAR , DISSE A MIM MESMA: DEUS NÃO VAI INSPIRAR-ME DESEJOS IRREALIZÁVEIS! PORTANTO APESAR DE MINHA PEQUENEZ, POSSO ASPIRAR A SANTIDADE!"
(M.A 2v)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bem vindos ao ano de 2015, ano do Centenário de nossa Santa Madre Teresa de Jesus!

Queridos irmãos e irmãs de Comunidade,
Bem vindos ao ano de 2015, ano do Centenário de nossa Santa Madre Teresa de Jesus!

Comecemos  hoje olhando  os Conselhos de Elizabete da Trindade para uma leiga sua amiga na carta 113:, e que nos serve muito bem para trilharmos o caminho da formação no Carmelo.
” “Oh, pois alma formosíssima entre todas as criaturas, que tanto desejas conhecer o lugar onde se encontra o teu Amado para procurá-lo e unir-te a ele, já se te disse que tu mesma és o aposento onde ele mora e o recanto e refúgio onde ele se esconde; o que é coisa de grande contentamento e alegria para ti ver que todo teu bem e esperança está tão perto de ti, que está em ti, e para melhor dizer, tu não podes estar sem ele”2.
Esta é a vida do Carmelo: viver nele. Então todos os sacrifícios, todas as imolações tornam-se divinizados. A alma descobre, através de todas as coisas, aquele a quem ama e tudo e a leva a ele. Trata-se de  um diálogo cordial ininterrupto com ele. Deste modo você já pode ser carmelita  em espírito.
Ame o silêncio e a oração porque constituem a essência da vida do Carmelo. Peça à Rainha do Carmelo, nossa Mãe, que lhe ensine a adorar a Jesus em profundo recolhimento. Ela ama tanto suas filhas do Carmelo... É sua Ordem predileta e ela é a nossa Patrona.
Invoque também a nossa seráfica Santa Madre Teresa. Ela amou tanto que morreu de amor. Peça-lhe esse amor apaixonado que ela sentiu por Deus e pelas almas, pois a Carmelita tem que ser uma apóstola. Todas as suas orações e todos os seus sacrifícios são orientados para este fim.
Conhece São João da Cruz? É nosso pai. Com que profundidade ele penetrou no conhecimento de Deus. Antes dele, deveria falar-lhe do Profeta Elias, nosso primeiro pai. Observará que nossa Ordem é muito antiga pois remonta aos Profetas. Ah! Quanto me agradaria cantar todas as suas glórias.
Amemos nosso Carmelo. Ele é incomparável. Quanto à Regra, minha Germaninha, você verá algum dia como ela é bela! Viva-a desde agora em espírito!”
            Vamos começar uma Nova Formação em nossa Província e em nossa Comunidade, com o primeiro Livro da ADMISSÃO. Assim privilegiaremos os momentos de formação e de oração comunitários.
Nossa constituição ocds no n. 32 nos diz : “O objetivo central do processo de formação na Ordem Secular, é a preparação da pessoa para viver o carisma e a espiritualidade do Carmelo em seu seguimento de Cristo, a serviço da missão.”     Elisabete da Trindade
Assim vemos que:  A formação há de ser permanente. É como o respirar, nunca podemos deixar! É algo inseparável da comunidade em que a vocação ao Carmelo nos insere. “A caridade aumenta ao ser transmitida”. Teresa quis formar comunidades orantes. O amor de umas para com as outras, por exemplo, será a primeira condição para poder começar um caminho de oração.
“- Na acentuação afetiva, Teresa ensina que a oração e a formação são  “negócios do coração”. Ela privilegia o coração sobre o intelecto, o recolhimento sobre a meditação, o olhar cheio de amor mais do que as consideração que correm o risco de “por de pernas para o ar a retórica”. Educa ao amor na oração vocal, convicta como está de que na oração, como na vida, o que importa é o amor; é um axioma, várias vezes repetido:
“não está a coisa no muito pensar, mas no muito amar”; um amor que se traduz em atitudes de busca da vontade de Deus, de serviço na justiça, de amor e atividade pela Igreja, de dom de si no amor do próximo, É acentuada também a gratuidade da oração, que não deve jamais ser interessada, mas totalmente dirigia a Deus e aos seus interesses, à sua vontade por nós.
Assim com nossa Santa Mãe continuemos a nossa reflexão: “Agora começamos, e procurem ir começando sempre, de bem em melhor” (F 29, 32). Cuidemos de conservar em nós nosso cerne Carmelita Teresiano,  e levemos isso onde estivermos dentro da Igreja. Sejamos “Amigos Fortes de Deus!” Como nos sugere Teresa e nos impulsiona o Papa Francisco na carta da abertura do V Centenário.
Amem!
Rose Lemos Piotto, ocds
Presidente da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário